A Direção reiterou à ASSIBGE que considera positivas as reivindicações relativas à tabela salarial dos servidores e que o tema vem sendo insistentemente discutido com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Em função de seu papel institucional, a Direção do IBGE tem estratégias próprias para essa negociação, que diferem daquelas adotadas pelo sindicato, mas considera que as ações de ambos são ser válidas e justificadas.
A Direção também lembrou que a questão da reposição dos servidores aposentados é prioritária e faz parte de um projeto institucional de recomposição contínua do quadro funcional. Foram mencionados, por exemplo, os concursos recentemente concluídos para servidores de nível médio e superior, cujos resultados já estão sendo homologados. Novos concursos estão sendo negociados com o governo federal.
A ASSIBGE lembrou a importância de rever as gratificações de chefia e indagou se, para tanto, não haveria alternativas similares às adotadas por outros órgãos federais. A Direção reafirmou seu compromisso com valorização dos quadros gerenciais e garantiu que vem estudando alternativas para essa questão, através de diferentes iniciativas, considerando os aspectos legais pertinentes.
Quanto ao treinamento e capacitação dos servidores, a Direção observa que parte substancial dos seus recursos são dedicados a esta atividade e a perspectiva é envolver, portanto, um número cada vez maior de servidores. A tendência para o futuro é enfatizar e aperfeiçoar o treinamento a distância, mas essa modalidade não substitui totalmente o treinamento presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário