Para identificar as necessidades de cada região, foi feito estudo de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por bairro. Os piores são Conjunto Palmeiras, Presidente Vargas e Canindezinho.
Fortaleza tem, pela primeira vez, um estudo que analisa o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por bairro. O estudo foi feito com intuito de diagnosticar e identificar as necessidades de cada bairro para assim, direcionar as políticas públicas.
A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tem como base o censo feito pelo IBGE em 2010. O responsável pela elaboração do estudo, Dércio Chaves, explica como a pesquisa foi feita.
O secretário de desenvolvimento econômico de Fortaleza, Robinson de Castro, explica que não houve grandes surpresas em relação à identificação dos bairros de Fortaleza que mais precisam de atenção. No entanto, a pesquisa serviu como base científica e ponto de partida para que a secretaria possa atuar de forma mais incisiva.
Dentre as ações planejadas para o desenvolvimento dos bairros, está a incubadora tecnológica, responsável pela formalização, capacitação e acompanhamento de projetos do bairro. Trata-se de um programa de empreendedorismo sustentável e o incentivo de instalação de grandes empresas nos bairros para incentivar o desenvolvimento humano local.
Os bairros considerados com melhores IDH na cidade são: Meireles, Aldeota e Dionísio Torres. Já os piores índices foram registrados no Conjunto Palmeiras, Presidente Vargas e Canindezinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário